22 Comentários

me identifiquei tanto!!! eu nem mesmo sublinhava os livros, mas percebi que não guardava absolutamente nada sobre eles. também comecei tímida, como você! amei a ideia do diário de leitura, depois mostra mais dele para a gente!!

Expand full comment

eu não consigo escrever nos livros. a única coisa que me permito é usar marca-texto (sempre amarelo e auxiliado por régua para ficar bem retinho) para destacar os trechos que me chamaram a atenção. no mais, uso sempre um caderno ou o celular para fazer minhas anotações.

Expand full comment

Já passei por várias fases dessa relação com os livros. Por muito tempo fui aquele super cri-cri que só gostava de livros novos, imaculados. Por questões financeiras, comecei a explorar o mundo dos livros usados e hoje em dia até prefiro um exemplar de segunda mão. Fico observando as anotações e marcas que o antigo dono deixou, imagino o quanto o livro viajou pelo Brasil pra chegar até mim (eu sei, viajando um pouco na romantização do ato de comprar livros mais baratos rs).

Hoje já não ligo mais para capa amassada nem em livros novos. Não vale a pena esquentar a cabeça com algo que não atrapalha a leitura (e nem dá pra esperar que o sistema de tranposrte e entrega de multinacionais entregue livros em perfeito estado...).

Quanto a escrever nos livros, só recentemente eu comecei a fazer isso nos livros acadêmicos, pra poupar tempo e facilitar releituras. Mas por enquanto só a lápis! rsrs

Também costumava de escrever enquanto leio, mas acho que pelos "motivos errados". Quando lia livros muito grandes ou densos eu gostava de anotar passagens ou resumir os capítulos com medo de esquecer alguma coisa ou deixar passar algum detalhe importante pra trama. Mas isso acabava sendo um movimento cansativo, que acabava desestimulando a leitura. O Kindle facilita isso, mas ainda quero ressiginfiicar as minhas anotações de leituras para além de um "resumo" meio sem sentido.

Expand full comment

Me identifique demais Júlia. Meus livros tão todos rabiscado, grifados e cheios de post it. Antes tinha dó, mas depois percebi que esse mergulho no livro é parte indissociável da experiência. E que as marcas nos livros são como as nossa cicatrizes: lembranças de que vivemos de verdade e não apenas existimos. Adorei o seu texto 🫀

Expand full comment
author

SIM!

Que bonito o seu pensamento ♥️

Expand full comment

Muito obrigada! Estava inspirada 🫀

Expand full comment

"a escrita comoe xtensão da leitura" sim!! eu não consigo ler sem uma caneta na mão kkkkkkkk minhas cópias de Paradise Lost e Middlemarch são completamente rabiscadas

Expand full comment
author

No começo é estranho, mas depois fica natural, né? A escrita é a extensão da leitura, a caneta é a extensão da mão, rs ♥️

Expand full comment

“Como dedico grande parte do meu tempo livre à leitura, registrar o que eu leio é, de certo modo, registrar a vida” = que lindo!!!!

E anotar eh conversar com o livro, ne?

Expand full comment
author

Sim! ♥️ É diálogo, é relacionamento.

Expand full comment

Ainda apanho na hora de registrar minhas leituras, agora mesmo estou lendo "inventario de predadores domésticos".

Nem lembrava de rabiscar ou anotar algo sobre os contos.

Volto hoje a anotar nele

Expand full comment
author

Fiquei curiosa para saber se você voltou! 😂

Obrigada pela leitura, Charles ☺️

Expand full comment

Como leio no celular, as vezes ele dá pau, aí preciso fazer tudo de novo.

Expand full comment
Jun 28Curtido por Júlia

"Como dedico grande parte do meu tempo livre à leitura, registrar o que eu leio é, de certo modo, registrar a vida." ❤️

Expand full comment
author

Obrigada pela leitura, Brenda ♥️

Expand full comment

Eu amo anotar nos livros e sofro muito porque a maioria das minhas leituras são ou em livros da biblioteca ou no kindle, onde não dá pra anotar. Quem me dera poder comprar e rabiscar todos os livros que leio!!!! Amei essa news!!!

Expand full comment
author

eu gosto muito de anotar no próprio livro, mas um caderno ao lado ajuda nessa questão ☺️

muito obrigada pela leitura! ♥️

Expand full comment
Jun 27Curtido por Júlia

Havia de minha parte uma pena, também, de anotar nos livros, e assim como com você isso mudou (ainda bem). Há um prazer imenso, de minha parte, em anotar as minhas impressões nos livros, por mais bobas que possam parecer.

Expand full comment
author

é um registro tão importante, né? acho que vale muito mais que manter o livro como novo ☺️

Expand full comment

eu tinha bastante pena de riscar os livros. muita pena mesmo. mas virei arqueóloga e comecei a ver como os objetos falam sobre as pessoas e pensei que meus livros não diriam muito sobre mim. acho uma preciosidade esses livros marcados!

Expand full comment
author

que coisa linda, Eduarda!

penso o mesmo ♥️

Expand full comment
deletadoJun 27Curtido por Júlia
Comment deleted
Expand full comment
author

EXATO! ♥️

Expand full comment